primo dia

Finalmente cheguei, desembaços burocráticos na alfândega já me tomaram uma hora entre filas e raios x,  só fiquei uma horinha na sala de espera do aeroporto de Lisboa e Tânia chega também, pegamos um taxi direto pro hotel, mas ainda eram nove e poucos da manha e só poderíamos fazer o check in às onze, tentamos dar uma volta, mas o cansaço era grande, voltamos, e eu que não tinha dormido quase nada no vôo, dormi na sofá da recepção do hotel, `as onze entramos. Um belo quarto com vista para uma espécie de Arcos, como os da Lapa do Rio em escala bem maior, são os aquedutos das Águas Livres, construídos no século XVIII por D João V, que adorava grandes obras, e precisava levar 'água potável, para a cidade, que só a tinha em Alfama.
Uma leve dormida, um banho e vamos aos passeios primeiros de Lisboa, vamos de metro até a Baixa, Av Liberdade, Praça Dom Pedro e Praça da Figueira, Rua Augusta, um centro caótico de lojas, restaurantes, vendedores ambulantes, muitos negros africanos nas ruas, e descendo até a Praça do Comércio, as margens do Tejo.

Passa-se ali por muitos monumentos, arcos e construções de vários séculos diferentes,  um em especial é o elevador de Santa Justa ou do Carmo, de 1905, lembra bastante a Torre Eiffel na estrutura não no formato, ele liga a baixa ao bairro alto, em cima se tem uma vista muito bonita de toda a baixa e da igreja do Carmo em ruínas, muito bonito.

As ruas por alí te convidam a caminhar, tanto que descemos novamente a Baixa e subimos de novo, desta vez de bonde elétrico, daqueles pequenos, que circulam a mais de um século. Aí fomos ver as casas de fado, haviam muitas com anunciantes na porta chamando para entrar, as duas maiores, o Luso e a Severa, pareceram muito para turistas ver, depois de muitas dúvidas, acabamos deixando o fado pra outro dia e tomamos um caldo verde e comemos almeijoas(mariscos) em um simpático restaurante alentejano do Bairro Alto, algumas garrafas de vinho e vamos dormir, agora de verdade.

1. Caríssimos Taníssima e Jotaquim! Que bom que a viagem já começou :) fiquei com uma ponta de inveja ao ler que comeram ameijoas, pois sou simplesmente ALUCINADA com essa delícia do mar, tão deliciosamente preparada pelos portugueses...Olha, como comentaram sobre o interesse em ver um show de fado, certa vez meu irmão, que reside há anos na terrinha, indicou o Sr. Vinho. fica a dica. e deliciem-se com as paisagens e a culinária portuga, que ao meu ver, é excepcional. beijos e desfrutem :) Bela

2. Valeu a dica Bela. No dia seguinte fomos a uma casa muito boa também, frequentada só por portugueses e nada turística, na Alfama. A Taverna D' El Rey. Fizemos até um vídeo de uma apresentação. Assim que der vamos postar. Quanto a culinária portuguesa concordo plenamente contigo. Coisa de louco mesmo! beijinhos, bijoquinhas portugas. Tania.

3. ei meninos, postei ontem um coment mas sumiu! aí a coincidencia foi que a noite rolou um programa de brasileiros em lisboa. fiquei oiando bem pra ver se aparecia sua cabicinha tania, mas nao te achei! kkkkkkkk
    bom de tudo eu gostei da multidao na rua a noite numa tal pça luis de camões, balada fuerte. a pastelaria de belém de 1500 e bolinha, o obvio ululante é sempre bom! Ah! e um café lindo de morrer onde o fernando pessoa ia tem até uma estatua dele lá sentadinho. beijos queridos! ana